Na Trilha de Möbius

Notícias e reflexões sobre ficção científica, fantástico e literaturas alternativas.

sábado, novembro 13, 2004

"Atravessar a Fronteira"

O Luís Filipe Silva do site Tecnofantasia acaba de publicar nas suas páginas uma pequena mas belíssima história sobre guerra e inocência intitulada "Atravessar a Fronteira", escrita por Bruce Holland Rogers para comemorar o último 11 de Novembro, Dia do Armistício. Bruce Holland Rogers, relembro, é o autor de "Don Ysidro", recentemente premiado com o World Fantasy Award de 2004 na categoria de ficção curta.

Aproveito também para informar que o autor oferece um serviço de mini-contos por correio electrónico, enviados três vezes ao mês, com assinaturas anuais de $5 (ou seja, menos de €4 por 36 histórias). Foi através deste serviço que tanto "Atravessar a Fronteira" como "Don Ysidro" surgiram originalmente, por isso vale a pena o investimento. Todos os detalhes em
www.shortshortshort.com.

quinta-feira, novembro 11, 2004

Bons Augúrios e outras presenças

As novidades de novembro da Presença são menos sumarentas do que é hábito. FC, não há. Fantasia infanto-juvenil, também não, à excepção do segundo volume da série de Tony DiTerlizzi e Holly Black Crónicas de Spiderwick, intitulado A Pedra Mágica. Resta a fantasia.

Na fantasia é que há um docinho. Bons Augúrios é o resultado de uma colaboração entre dois nomes bem conhecidos por quem se interessa por literatura (e BD) fantástica: Neil Gaiman e Terry Pratchett. O resultado é uma divertida história sobre o Armagedão, que parte da seguinte permissa: e se uma troca de bebés fizesse nascer o Anticristo na família errada? Sim, porque na imaginação de Gaiman e Pratchett nem Deus e o Diabo se livram de meter a pata bem fundo na poça.

Contos de Hawthorne na Cavalo de Ferro

Nathaniel Hawthorne é dos tais nomes que se costumam designar como incontornáveis sempre que se fala da literatura americana, e o seu romance The Scarlet Letter é comummente considerado uma das maiores obras-primas dessa mesma literatura.

Mas, talvez mais que romancista, Hawthorne foi contista, constando da sua bibliografia um número elevado de contos e novelas, frequentemente de cariz fantástico, com uma ambiência e temáticas que fazem lembrar as histórias de Poe.

É precisamente este manancial de histórias curtas que a Cavalo de Ferro começa a publicar com a sua mais recente edição, Contos Completos, volume 1 - Histórias Recontadas.

quarta-feira, novembro 10, 2004

A Trilha agora em inglês

Não, não vamos mudar a língua dos nossos posts, nem nos passaremos a dirigir ao público internacional com base no mercado anglófono de literatura fantástica. É bem mais prosaico do que isso: a partir de hoje, a Trilha tem uma versão em inglês, intitulada, apropriadamente, On the Moebius Track, para onde serão traduzidos os posts da Trilha que digam respeito às edições portuguesas. Não é, portanto, uma tradução integral dos nossos futuros conteúdos: é um pouco menos.

terça-feira, novembro 09, 2004

Isidore Haiblum na Livros do Brasil

Eis que a Livros do Brasil se junta às editoras que nos ajudam a divulgar o que de FC e fantástico vai saindo em Portugal. Damos-lhe as boas vindas e reiteramos a oferta a todas as editoras, grandes e pequenas, profissionais e amadoras, de divulgar aqui todas as novidades editoriais de que tivermos conhecimento.

E que lança a Livros do Brasil em Novembro? O 558º volume da veneranda e venerável colecção Argonauta: uma novela de Isidore Haiblum intitulada Outerworld, saída originalmente em 1979 no 3º volume da série de antologias Binary Star, editadas por James R. Frenkel entre 1978 e 1981.

domingo, novembro 07, 2004

Um livro que talvez tenha a ver com FC

Ajuizando pelos materiais divulgados pela editora, um dos últimos lançamentos da Oficina do Livro poderá, ou não, ter a ver com FC.

Falo de A Cruz do Génio, romance de estreia de Sérgio Lorré, onde se contam os encontros e desencontros do protagonista, Artur Manta, numa comunidade virtual misteriosa na internet. Os materiais divulgados pela editora sugerem que esta viagem acontece em ambiente de realidade virtual, colocando assim este livro próximo de uma certa FC cyberpunk que no cinema se traduziu, por exemplo, em filmes como ExistenZ, ou então em ambientes de desconstrução da realidade mais próximos de uma certa transcendência dickiana. Mas a editora fornece pistas ambíguas (talvez de propósito), e também é possível que o romance, afinal de contas, seja contado de forma inteiramente realista.

Seja como for, caso o livro se enquadre mesmo no âmbito da literatura fantástica, estão informados.

Ignotus 2004 - os melhores da FC espanhola

A FC espanhola acabou de eleger os trabalhos que considera mais representativos do que de melhor se fez por terras da Ibéria oriental e setentrional no ano que passou. Das 14 categorias, só numa os votantes do Ignotus decidiram não atribuir o prémio: melhor produção audiovisual. Quanto às outras, os vencedores foram:
  • Melhor romance - La espada de fuego - por Javier Negrete - Minotauro
  • Melhor novela - Imperio - por Ramón Muñoz - Artifex Segunda Época nº 10
  • Melhor conto - Negras águilas - por Eduardo Vaquerizo - Artifex Segunda Época nº 9
  • Melhor antologia - La espada del destino - por Andrzej Sapkowski - Bibliópolis Fantástica
  • Melhor livro de ensaio - Guía de la ciencia ficción y la fantasía en España - por Óscar Cuevas e José Miguel Pallarés - Equipo Sirius
  • Melhor artigo - Cuando soplan los vientos del cambio - por Cristóbal Pérez-Castejón - Bibliópolis
  • Melhor ilustração - Capa de "En alas de la canción" - por Manuel de los Galanes e Roberto Uriel - Bibliópolis Fantástica
  • Melhor BD - Avatar - por Juan Miguel Aguilera e Rafael Fonteriz - Dolmen Editorial
  • Melhor obra poética - Apocalipsis relativo - por Alfredo Álamo - Alfa Eridani nº 6
  • Melhor revista - Artifex Segunda Época - Bibliópolis
  • Melhor romance estrangeiro - Choque de reyes - por George R. R. Martin - Gigamesh
  • Melhor conto estrangeiro - El dragón de hielo - por George R. R. Martin - Gigamesh nº 34
  • Melhor sítio web - Cyberdark.net - de David Fernández Rafael

quinta-feira, novembro 04, 2004

Mais bruxa Mimi

A Bruxa Mimi, que andou a brincar com computadores em Outubro, chega ao inverno a partir de 8 de Novembro. OK, troquemos por miúdos: A Bruxa Mimi no Inverno, de Korky Paul e Valerie Thomas, é o último lançamento de fantasia infantil da Gradiva.

quarta-feira, novembro 03, 2004

E que tal publicar em italiano?

Enquanto as editoras abrandam na preparação das edições pré-natalinas, outras coisas vão acontecendo. A última de que a Trilha teve conhecimento é um desejo expresso por Vittorio Catani, editor da prestigiada revista electrónica italiana Delos, de tomar conhecimento com alguma FC portuguesa. Para o efeito, ele pede que os nossos bons autores enviem contos curtos (só contos curtos) para o tradutor Pasquale Caldarola, que os traduzirá e entregará a Catani para avaliação e eventual posterior publicação.

A curiosidade pela nossa FC começa a espalhar-se lá por fora.