Na Trilha de Möbius

Notícias e reflexões sobre ficção científica, fantástico e literaturas alternativas.

quarta-feira, junho 27, 2007

O Futuro Novamente à Janela

No ano de 1991, uma colectânea de contos intitulada O Futuro à Janela conquistava o Prémio Caminho de Ficção Científica (um dos mais prestigiados para obras originais em língua portuguesa do género fantástico), e seria publicada na colecção de livros de bolso azuis da Editorial Caminho. Seria a obra de estreia de Luís Filipe Silva, que mais tarde nos apresentaria o Ciclo da GalxMente (em 2 volumes: «Cidade da Carne» e «Vinganças»), bem como seria co-autor (juntamente com João Barreiros) da mega-space opera Terrarium.

O Futuro à Janela teria ainda, no final da década de 90, uma edição de clube do livro (Círculo de Leitores), em capa dura e de acordo com Luís Filipe Silva, «corrigida das gralhas e defeitos que permearam a edição original».

Volvidos quase vinte anos da atribuição do prémio, eis que o autor, seguindo uma tendência internacional de disponibilização gratuita de obras importantes na internet, decidiu construir um ficheiro a partir do texto original, ao qual juntou um prefácio que narra a viagem da obra desde o momento da publicação, e disponibiliza-o no seu site TecnoFantasia.com para leitura e divulgação generalizada - podendo ser descarregado (ficheiro em versão PDF, 400Kb) no perfeito anonimato e distribuído livremente, de acordo com as condições preconizadas no próprio documento.

Link.

1 Comentários:

  • Em 2:44 da tarde, Blogger EMALMADA escreveu…

    Para lá de uma certa Almada virtual na televisão e nos encartes de jornais, há quadros, cenas e imagens de uma Almada real escondida e esquecida que os almadenses não gostam de ver.
    http://emalmada.blogspot.com

     

Enviar um comentário

<< Principal