Nova Ficção Portuguesa
O conto de Jorge Candeias, "O Lugar para Onde Vão as Coisas que Desaparecem", publicado pela primeira vez numa revista americana, encontra a sua publicação portuguesa no site Tecnofantasia.com.
Pode ser lido aqui.
Notícias e reflexões sobre ficção científica, fantástico e literaturas alternativas.
O conto de Jorge Candeias, "O Lugar para Onde Vão as Coisas que Desaparecem", publicado pela primeira vez numa revista americana, encontra a sua publicação portuguesa no site Tecnofantasia.com.
O prémio Philip K. Dick é atribuído anualmente ao melhor romance publicado em formato paperback nos Estados Unidos, no ano anterior, e é patrocinado pela Philadelfia Science Fiction Society. Tendo sido criado em 1983, um ano após o falecimento do autor que lhe empresta o nome, pelo colega de letras Thomas Disch, a lógica que subsiste a este prémio relaciona-se de muito perto com o raciocínio do mercado americano, no qual se investe em autores que têm livros publicados no formato «capa dura», enquanto que os autores que só publicam em formato de bolso acabam por cair no esquecimento, perdidos no meio das centenas ou milhares de livros idênticos nas grandes livrarias. Apesar de famoso, PKD publicou quase exclusivamente no formato de bolso, o que ajudou à sua fama de autor de culto.
Os livros nomeados para o prémio em 2004 são (citações retiradas da Amazon.com):
O vencedor será anunciado no dia 9 de Abril, durante a convenção Norwescon 27, a celebrar este ano em Washington.
Um determinado Capitão Xerox (decerto o super-herói que tira fotocópias mais depressa que ninguém) oferece no seu blog uma pequena maravilha para este ano de 2004: o Calendário da Ficção Científica. A pendurar na parede, marcado previamente com os feriados portugueses que hão-de vir, magnificamente decorado com as capas das antigas revistas, o pulp outrora pimba que a revolução Warhol transformou em arte.
... com a única excepção que os guias da Trilha ainda não promovem a discussão, apenas ajudam a ganhar terreno, desbravando aqui e ali um caminho mais obscuro.