Na Trilha de Möbius

Notícias e reflexões sobre ficção científica, fantástico e literaturas alternativas.

sexta-feira, julho 04, 2003

Ainda as novidades do PÚBLICO

Pois é, meus caros. O PÚBLICO até pode andar desactualizado, mas neste caso de chamar "novidade" às edições do Philip Pullman, tudo o indica, está inocente.

Digo isto porque recebi hoje o folheto em que a Presença dá conta das suas novidades para Julho. E lá estão, em lugar de destaque, os dois livros do Pullman: Os Reinos do Norte (344 páginas) e A Torre dos Anjos (280 páginas). A questão parece ser de pormenor: a primeira edição tinha saído na colecção «Estrela do Mar», uma colecção dedicada à literatura infanto-juvenil e não, propriamente, à literatura fantástica. Os responsáveis pela editora podem ter reconhecido aqui um erro, visto que agora estes livros são integrados noutra colecção: a «Via Láctea».

E já que estamos com a mão na massa e, ao que consta, os livros até merecem, aqui ficam as três sinopses incluídas no folheto da Presença:

Os Reinos do Norte, de Philip Pullman
Mundos Paralelos é uma trilogia que tem feito as delícias dos leitores da colecção «Estrela do Mar» e promete conquistar também o público de um nível etário superior ao integrar, igualmente, a colecção «Via Láctea». O seu autor, Philip Pullmann, é muitas vezes comparado a Tolkien ou a Lewis Carroll, e recebeu já alguns dos mais conceituados prémios literários. O primeiro volume, Os Reinos do Norte, reúne um vasto leque de ingredientes que vão da fantasia ao thriller e ao suspense. A sua protagonista é Lyra, uma menina de onze anos, extremamente inteligente e corajosa que está sempre acompanhada pelo seu génio. E é justamente na companhia de Pantalaimon que ela irá fazer uma viagem perigosíssima até ao longínquo Norte, para tentar desvendar os misteriosos acontecimentos que lá se passam. Mas a realidade revela-se assustadora... Lyra irá conhecer criaturas fantásticas numa luta terrífica entre o bem e o mal...


A Torre dos Anjos, de Philip Pullman
A trilogia Mundos Paralelos, que conquistou os leitores da colecção «Estrela do Mar», integra agora a «Via Láctea», uma colecção destinada a um nível etário superior. Este segundo volume começa precisamente no mundo que conhecemos. Will é um jovem com apenas doze anos de idade, mas já matou um homem. Determinado a descobrir a verdade acerca do desaparecimento de seu pai, Will salta através de uma janela para um mundo completamente diferente, onde conhece Lyra, que, assim como ele, tem uma missão que pretende concretizar a qualquer custo. No entanto, o mundo de Cittàgazze revela-se estranho e fortemente inquietante... e é lá que se situa a misteriosa Torre dos Anjos e o segredo mais importante de Cittàgazze


Schismatrix — O Mundo Pós-Humano, de Bruce Sterling
Na última década, Bruce Sterling destacou-se de forma brilhante entre os mais conceituados autores de ficção científica. Schismatrix — O Mundo Pós-Humano retrata um futuro em constante rebelião, onde duas poderosas facções irão disputar arduamente o controlo do sistema solar: de um lado, os Modeladores, que se "remodelam" através da engenharia genética, adaptando meios altamente sofisticados a uma inteligência superior e à tão desejada longevidade; do outro, os Mecanistas, que preferem substituir gradualmente a sua carne mortal por membros prostéticos e órgãos artificiais. Nesta magnífica viagem, Sterling oferece-nos uma visão inteligente do futuro através da criação de um universo completamente diferente do nosso, ainda que bastante credível.