Na Trilha de Möbius

Notícias e reflexões sobre ficção científica, fantástico e literaturas alternativas.

sexta-feira, junho 04, 2004

Faleceu Brian McNaughton

É bastante provável que a maioria dos leitores portugueses não esteja familiarizada com o nome de Brian McNaughton, porém foi com grande pesar que descobri hoje do seu falecimento no passado dia 14 de Maio.

McNaughton nasceu em Red Bank, NJ nos Estados Unidos em 1935 e ocupou-se com uma grande variedade de profissões, incluindo jornalista para o Newark Evening News e gerente de um hotel onde certa noite ajudou Warren Zevon a arrombar uma renitente máquina de bebidas. De entre os mais de 200 contos publicados que nos deixa, destaca-se a colectânea The Throne of Bones, galardoada com um World Fantasy Award em 1998, e que consiste numa série de inteligentíssimos contos inspirados em H. P. Lovecraft e Clark Ashton Smith, apresentados do ponto de vista dos necrófagos e necrófilos ghuls que povoam o Cthulhu Mythos, e rememorativos da inversão do clássico Beowulf encontrada no Grendel de John C. Gardner.

A juntar pois a esta trágica notícia, e a todos os que não tiveram a oportunidade (e o prazer) de saborear as palavras do senhor McNaughton enquanto vivo, deixo esta recomendação para um possível ponto de partida para novas e proveitosas leituras.