Na Trilha de Möbius

Notícias e reflexões sobre ficção científica, fantástico e literaturas alternativas.

quinta-feira, junho 26, 2003

Richard Calder em Portugal

(Luís Rodrigues)

Richard Calder vai estar em Lisboa entre 14 e 18 de Julho, após passagem por Espanha, onde foi convidado para a Semana Negra de Gijón e onde serão lançados dois dos seus livros.

Aproveitando a presença de Calder em Portugal, organizei um colóquio com o escritor para a noite de 16 de Julho (quarta-feira), na Ler Devagar, onde Calder responderá a algumas perguntas e lerá excertos da sua ficção, seguindo-se uma sessão de autógrafos.

* * *

Richard Calder nasceu em 1956 em Londres e estudou Literatura Inglesa na Universidade de Sussex durante a década de 70. A influência das extensas viagens de Calder pelo oriente, especialmente à Tailândia e Filipinas, encontra-se bem patente na sua escrita. Ao regressar ao Reino Unido trabalhou no sector livreiro e na televisão, acabando por se tornar escritor a tempo inteiro em 1990.

Calder é o autor de uma das mais bizarras trilogias de ficção especulativa — Dead Girls, Dead Boys e Dead Things — e de Frenzetta, uma perturbadora e exótica mistura de violência e erotismo. Entre os outros livros de Calder encontram-se Cythera, The Twist, Malignos, Impakto e Lord Soho, para além de vários contos e noveletas na revista Interzone. Recentemente, Calder publicou ficção na S1ngularity de Gabe Chouinard e sob pseudónimo na antologia Album Zutique #1, editada por Jeff VanderMeer. Em breve poderá ser lido no compêndio Thackery T. Lambshead Pocket Guide to Eccentric & Discredited Diseases, ao lado de vultos como Neil Gaiman, Alan Moore, Michael Moorcock e Rikki Ducornet.

A sua escrita tem sido elogiada por escritores e críticos como William Gibson (o autor de Neuromante), Michael Moorcock (criador da saga de Elric, vencedor de um Nebula e um Guardian Fiction Award, e finalista dos prémios Whitbread e Booker) e ainda John Clute (coordenador da Encyclopedia of SF).

À laia de amostra, recomendo a leitura dos contos "Toxine" e "Mosquito", ficando à disposição através do e-mail luis.rodrigues@fantasticmetropolis.com para quaisquer informações adicionais.