Na Trilha de Möbius

Notícias e reflexões sobre ficção científica, fantástico e literaturas alternativas.

quinta-feira, junho 26, 2003

Curta introdução

(Luís Rodrigues)

Por esta hora, já o Jorge Candeias, o José Saraiva, o Luís Filipe Silva e o João Ventura fizeram as suas intervenções, mais ou menos extensas e mais ou menos formais, neste espaço.

Com vários dias de atraso, intervenho agora para apresentar a "redacção" da Trilha de Möbius, blogue dedicado à ficção científica (também conhecida por fc) e ao fantástico. Planeamos contar com notícias, recomendações, críticas, e as mais diversas opiniões sobre o estado, em Portugal e no mundo, destas e de outras literaturas alternativas.

Para começar, Luís Filipe Silva é o autor da duologia GalxMente, da colectânea O Futuro à janela e, em colaboração com João Barreiros, de Terrarium — Um Romance em mosaicos, todos editados pela Caminho, para além de vários contos publicados em Portugal e no estrangeiro. É ainda coordenador da colecção Portal FC da Devir, e edita o site Tecnofantasia.com.

Jorge Candeias, que teve a honra de inaugurar o blogue, escreveu Sally, editada pelas Edições Colibri em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, é editor do E-nigma e coordenador da Enciclopédia de FC & F em Portugal.

João Ventura e José Saraiva juntam-se a nós sobretudo na qualidade de leitores informados e de gosto crítico. São ambos professores no Instituto Superior Técnico, estando José Saraiva ainda envolvido no projecto MAGIC (Mars Atmospherical, Geophysical and Exobiological Characterisation).

Quanto a mim, sou editor geral do site Fantastic Metropolis, onde colaboro com Michael Moorcock, Jeff VanderMeer, Zoran Zivkovic e L. Timmel Duchamp. Em Abril, a Prime Books editou Breaking Windows, uma antologia com alguns dos melhores trabalhos publicados no site, e entre os quais se encontram dois contos por portugueses: um por João Barreiros e o outro pelo "nosso" Luís Filipe Silva.

Para finalizar, sejam todos bem vindos, colaboradores e leitores. O nosso e-mail está sempre à disposição, e teremos muito prazer não só em ler as vossas opiniões como também em dar voz a eventuais colaboradores oficiosos, publicando as suas cartas neste espaço.