Na Trilha de Möbius

Notícias e reflexões sobre ficção científica, fantástico e literaturas alternativas.

quinta-feira, outubro 07, 2004

A Presença apresenta...

Vários dos lançamentos da Presença para o mês de Outubro interessam aos autores e leitores habituais (e também ocasionais, porque não?) da Trilha. Senão, vejamos:

A colecção de ficção científica, Viajantes do Tempo, acolhe o segundo volume da trilogia Golden Age de John C. Wright, uma space opera onde o autor recupera os velhos enredos da golden age da FC e trata-os de forma moderna, num esforço de actualização que, segundo a crítica internacional, foi bastante bem sucedido. Este segundo volume recebeu em português o título de A Fénix Exultante.

A colecção de fantasia, Via Láctea, recebe um romance da escritora galesa Catherine Fisher, O Oráculo. Trata-se também de parte de uma série, neste caso um primeiro volume, onde se desenrola uma história complexa baseada nos mitos e práticas religiosas das grandes civilizações do Mediterrâneo oriental, particularmente a grega e a egípcia.

E para os mais novos, há dois livros de fantasia.

Um deles inaugura a colecção As Crónicas de Spiderwick, onde serão publicados os cinco volumes desta série de Tony DiTerlizzi e Holly Black. Este primeiro volume, intitulado O Livro Fantástico, apresenta o mundo alternativo que se esconde por trás de uma mansão decrépita e desenvolve lá a primeira aventura da série.

O outro é um livro pertencente à série de Diana Wynne Jones Os Mundos de Chrestomanci e foi posto pela Presença na colecção Estrela do Mar. A Semana das Bruxas, assim se chama o livro, conta a história da descoberta de uma jovem estudante do 6º ano da sua condição de bruxa.