Na Trilha de Möbius

Notícias e reflexões sobre ficção científica, fantástico e literaturas alternativas.

quinta-feira, setembro 30, 2004

Problemas com o email parecem resolvidos

Parecem resolvidos os problemas que assaltaram o nosso endereço de correio electrónico no fim de semana passado e no início desta semana. Neste entretanto, tivemos notícias da Gradiva, Oficina do Livro, Fio da Navalha, Colibri e uma mensagem automática da Elefante Editores. Se a sua editora também nos tentou contactar e não consta desta pequena lista, é porque a mensagem foi devorada pelas desconfigurações do ciberespaço, sem deixar ossos nem penas que o comprovem. Temos de pedir-lhe que volte a tentar.

Obrigado.

quarta-feira, setembro 29, 2004

British Fantasy Awards

E cá estão fora os resultados do British Fantasy Awards, que este ano bem se podia chamar "prémio Christopher Fowler". Porquê? Ora...

  • Melhor romance (Prémio de Fantasia August Derleth) - Christopher Fowler, Full Dark House (Doubleday)
  • Melhor ficção curta - Christopher Fowler, "American Waitress" (in Crimewave 7: The Last Sunset, TTA Press)
  • Melhor antologia - Stephen Jones (ed.), The Mammoth Book of Best New Horror: Volume 14 (Robinson/Carroll & Graf)
  • Melhor colectânea - Ramsey Campbell, Told by the Dead (PS Publishing)
  • Melhor artista - Les Edwards
  • Melhor pequena editora - PS Publishing
  • Prémio especial (Prémio Karl Edward Wagner) - Peter Jackson, por O Senhor dos Anéis

segunda-feira, setembro 27, 2004

Colibri não edita fantástico... ou será que edita?

As Edições Colibri informam-nos, em resposta ao nosso contacto, que não editam fantástico.

Ficamos assim sem saber como encara a editora os livros de Jorge Candeias (Sally), Alexandra Inês (Mel e Propólis), Francisco Santos (O Homem da Laranja), José Carlos Barros (O Dia em que o Mar Desapareceu) e Luísa Marques da Silva (Acabou-se!) que publicou nos últimos 3 anos.

Jodorowsky na Oficina do Livro

A Oficina do Livro editou em Setembro Onde Melhor Canta um Pássaro, do escritor chileno radicado em Paris Alejandro Jodorowski, depois de já ter editado em 2002 outro romance do mesmo autor: O Menino da 5ª Feira Negra. No livro agora editado, Jodorowski mistura a biografia da sua família, que emigrou da Ucrânia e da Lituânia para o Chile com lendas, fábulas e mitos provenientes deste cruzamento de origens e da imaginação do próprio autor. O resultado é literatura fantástica cheia de surrealismo e de humor.

Problemas com o email

Como estas coisas acontecem sempre nas piores alturas possíveis, tivemos problemas com o servidor de correio electrónico durante o fim de semana. O problema parece já ter sido resolvido, mas sabemos que houve mensagens dirigidas à Trilha que foram devolvidas aos remetentes. Caso tenha tentado escrever-nos e não tenha conseguido, por favor, reenvie a sua mensagem. Obrigado, e desculpem o incómodo.

Actualização: afinal parece que o problema ainda não está resolvido. Algo no servidor de email parece estar a engolir uma percentagem significativa de mensagens. Estamos a trabalhar com quem nos fornece o serviço de correio para resolver o problema o mais depressa possível.

Pedimos a quem nos contactou e não teve resposta e/ou notícia na Trilha para aguardar um dia ou dois e voltar a enviar os seus materiais. Obrigado.

sábado, setembro 25, 2004

O mailing

Foi há pouco enviada uma mensagem às editoras portuguesas a pedir colaboração para a nossa intenção de passar a divulgar o máximo possível de lançamentos no âmbito das literaturas do imaginário. Incluímos todas as editoras cujos endereços de email fomos capazes de encontrar, mas é possível que nos tenham escapado algumas. Além disso, houve já três endereços que nos devolveram uma mensagem de erro.

Por isso, se é editor e a sua editora não recebeu nada proveniente da Trilha, ou o endereço que temos está enganado, ou não o encontrámos nas nossas pesquisas. Contacte-nos.

PS - Não incluímos na mensagem editores de fanzines e publicações amadoras em geral, mas teremos também todo o gosto em divulgar este tipo de lançamentos.

sexta-feira, setembro 24, 2004

Novidades fantásticas na Caminho

Dois lançamentos recentes da Caminho têm relações com a literatura fantástica.

Um deles é mais um romance de António de Macedo, velho conhecido de quem sabe alguma coisa acerca da FC&F portuguesa. Intitulado As Furtivas Pegadas da Serpente, o livro conta as peripécias da realização de um filme sobre um frade fidalgo do século XIII que teria feito um pacto com o diabo.

O outro é um livro infantil de Ana Saldanha, intitulado A Princesa e o Sapo, que parece ser mais uma das muitas fábulas sobre princesas e sapos que povoam a imaginação das crianças das famílias letradas de todo o mundo desde, pelo menos, o século XIX.

domingo, setembro 19, 2004

Novidades da Europa-América

A Europa-América publicou recentemente dois livros integrados na colecção Nébula, dedicada à FC e ao fantástico.

O primeiro é mais um livro de Ray Bradbury, autor que esta editora tem publicado frequentemente nos últimos tempos. Trata-se desta vez de um romance intitulado Regresso das Cinzas, tradução de From the Dust Returned, livro publicado em 2001 e que junta e reorganiza em forma de romance as histórias dispersas sobre a Família, publicadas ao longo da carreira do escritor, de 1946 a 1999. Trata-se de histórias de terror e fantasia, basicamente.

O segundo livro aproveita a exibição entre nós do filme Eu, Robot para finalmente publicar entre nós esta colectânea de 9 contos de Isaac Asimov sobre os seus célebres robots positrónicos. Convém notar, no entanto, que embora esta colectânea específica seja agora publicada pela primeira vez, só um dos contos que a integram estava inédito em Portugal; os outros fazem parte de duas outras colectâneas do mesmo autor publicadas anteriormente na colecção Nébula: Robot Completo e Visões de Robot.

sexta-feira, setembro 17, 2004

Prémios Gaylácticos

E claro que a comunidade homossexual tinha de atribuir os seus próprios prémios de FC&F. Tem-nos desde 1998, sendo estes, portanto, dos prémios mais recentes na FC&F. Os Gaylactic Spectrum Awards premeiam "trabalhos de FC, fantasia e horror que incluam explorações positivas de personagens, temas ou problemas lgbt" (sigla anglófona que é bem mais prática de escrever do que lésbicas, gay, bissexuais e transsexuais). Originalmente atribuídos por uma organização chamada Gaylactic Network, são desde 2002 atribuídos por uma fundação própria, a Gaylactic Spectrum Awards Foundation. E os vencedores deste ano foram os seguintes:

  • Melhor romance - The Salt Roads, por Nalo Hopkinson (Warner)
  • Melhor ficção curta - Lark Till Dawn, Princess, por Barth Anderson, in Mojo: Conjure Stories (Warner Aspect)
  • Melhor outro trabalho (empate) - Angels in America, dirigido por Tony Kushner (série de televisão) (HBO) e Gotham Central #6 - 10 (Half a Life), por Greg Rucka e Michael Lark (BD) (DC Comics)

quarta-feira, setembro 15, 2004

Arigato, Sayonara, Seiun

Já que estamos com a colher firmemente metida na sopa dos prémios ligados à FC, passemos uma vista de olhos por uma curiosidade vinda de um país, o Japão, com uma tradição de FC&F com que nós já tomámos contacto há várias décadas por via de produções audiovisuais, seja o cinema (Godzilla), sejam séries de animação (Conan, o rapaz do futuro, por exemplo) e, mais recentemente, por via do mangá, mas que se tem mantido ausente da literatura propriamente dita. Seja como for, também a FC japonesa reconhece as obras, literárias ou não, que são tidas como as melhores em cada ano, através do prémio Seiun. Os vencedores deste ano foram os seguintes (e agora ninguém percebe patavina):

  • Ficção longa japonesa - Taiyou no Sandassha, por Nojiri Housuke (Hayakawa Books)
  • Ficção curta japonesa - Ore wa Misairu, por Akiyama Mizuhito (SF Magazine)
  • Ficção longa estrangeira - Illegal Alien, por Robert J. Sawyer. Tradutor: Uchida Masayuki (Hayakawa Books)
  • Ficção curta estrangeira - Luminous, por Greg Egan. Tradutor: Yamagichi Makoto (Best of 90s SF)
  • Media - Hoshi no Koe, por Shinkai Asahi (Comics Wave)
  • BD - Chrono Eyes, por Okasaki Jiro (Kodansha)
  • Arte - Shinkai Makoto
  • Não-ficção - Uchu e Pasupoto, por Sasamoto Yuichi (Asahi Sonorama)
  • Prémio livre - Dezain no Ningen Robotto HRP-2 Saishu Seika, por Izubuchi Yutaka

Arigato pela atenção dispensada, e sayonara.

terça-feira, setembro 14, 2004

Prémio Prometheus

Continuando a ronda pelos prémios recentes ligados à FC&F (o fim-de-semana da Worldcon costuma ser muito activo neste campo), apresentamos o Prémio Prometheus. Atribuído regularmente desde 1982 pela Libertarian Futurist Society, este prémio destina-se a distinguir obras de FC libertária (segundo o conceito americano da palavra, naturalmente). Divide-se entre o prémio Prometheus propriamente dito, atribuído a romances contemporâneos, e o prémio Hall of Fame, atribuído a obras clássicas. Sem surpresa, o autor que mais vezes aparece na lista de vencedores do Hall of Fame é Heinlein. A sociedade também atribuiu já duas vezes prémios especiais.

Os vencedores deste ano foram:

  • Prometheus - F. Paul Wilson, por Sims
  • Hall of Fame - Vernor Vinge, pelo conto The Ungoverned

domingo, setembro 12, 2004

Sidewise - Os melhores da história alternativa

Dos nomeados aos Sidewise Awards já falámos, mas agora sabemos quem ganhou:

  • Ficção longa - Collaborator, por Murray Davies. Macmillan UK
  • Ficção curta - O One, por Chris Roberson. In Live Without a Net (ed. Lou Anders), New American Library

Prémios Rhysling

Enquanto que em Portugal não há nenhum prémio, lá por fora eles existem para todos os gostos. Até existe um prémio específico para a poesia de FC e fantástico: os prémios Rhysling. Atribuídos anualmente pela Science Fiction Poetry Association, os prémios Rhysling têm duas categorias, longa e curta, consoante têm mais ou menos de 50 linhas de extensão. E os vencedores deste ano foram:

  • Longo - Theodora Goss, "Octavia Is Lost in the Hall of Masks" (in Mythic Delirium, 2003).
  • Curto - Roger Dutcher, "Just Distance" (in Tales of the Unanticipated, 7/03).

sábado, setembro 11, 2004

Mythopoeic Awards

Já com algum atraso (mais de um mês), mas já que se fala em prémios, falemos destes. Os Mythopoeic Awards são prémios atribuídos pela Mythopoeic Society a obras de fantasia ou a obras académicas sobre fantasia. O foco é posto na fantasia ligada ao grupo dos Inklings (JRR Tolkien, CS Lewis e Charles Williams) e aos continuadores dessa tradição. Dividem-se em 4 categorias, e os vencedores deste ano foram:

  • Prémio Mythopoeic de Fantasia para Literatura Adulta - Sunshine, por Robin McKinley
  • Prémio Mythopoeic de Fantasia para Literatura Infanto-juvenil - The Hollow Kingdom, por Clare B. Dunkle
  • Prémio Académico Mythopoeic para Estudos sobre os Inklings - Tolkien and the Great War: The Threshold of Middle-earth, por John Garth
  • Prémio Académico Mythopoeic para Estudos Gerais sobre Mito e Fantasia - The Myth of the American Superhero, por John Lawrence e Robert Jewett

Na trilha das edições

Na sequência de um comentário sobre os prémios espanhóis, acho que seria de toda a utilidade que a Trilha se dispusesse a divulgar os lançamentos que vão acontecendo em Portugal no que diz respeito às literaturas ligadas ao fantástico, seja ele qual for. Já o fizemos várias vezes no passado do blogue, mas nunca de um modo sistemático. Ora bem, vamos passar a fazê-lo: vou tratar de enviar uma circular por email para as editoras que sei que estão activas no género a solicitar o envio de informação para ser divulgada aqui. Pessoalmente, já recebo material de divulgação de duas editoras (Europa-América e Presença), e vou passar a dar conta regular das novidades contidas nesses materiais sem qualquer comentário pessoal sobre a qualidade ou relevância de cada uma das edições. Espero fazer o mesmo com outras editoras, no que gostaria de ter a ajuda dos restantes membros do corpo editorial deste blogue.

Ou seja, daqui a algum tempo editoras cujas novidades estejam ausentes da Trilha são editoras que não aceitaram a proposta. Elas lá saberão.

Hugos e Retro-Hugos

Bem, tenho estado à espera que algum dos meus colegas resolva divulgar isto, uma vez que julgo que todos têm acesso a esta informação, mas já que nenhum o faz, faço-o eu. Saíram no fim de semana passado os resultados dos prémios Hugo e Retro-Hugo, algo que já teve bastante mais importância (relevância?) do que a que tem hoje em dia. Os premiados são:

Prémios Hugo

  • Romance - Lois McMaster Bujold, Paladin of Souls.
  • Novela - Vernor Vinge, "The Cookie Monster" (in Analog de Outubro).
  • Noveleta - Michael Swanwick, "Legions in Time" (in Asimov's de Abril).
  • Conto - Neil Gaiman, "A Study in Emerald" (in Shadows over Baker Street).
  • Livro relacionado - John Grant, Elizabeth L. Humphrey e Pamela D. Scoville, eds, The Chesley Awards for SF and Fantasy Art: A Retrospective.
  • Editor profissional - Gardner Dozois.
  • Artista profissional - Bob Eggleton.
  • Trabalho dramático (longo) - The Lord of the Rings: The Return of the King.
  • Trabalho dramático (curto) - O discurso de agradecimento de Gollum nos MTV Movie Awards de 2003.
  • Semi-prozine - Locus.
  • Fanzine - Emerald City.
  • Escritor-fã - Dave Langford.
  • Artista-fã - Frank Wu.
  • Prémio Especial do Comité - Erwin ("Filthy Pierre") Strauss.

Prémio John W. Campbell

  • Jay Lake.

Retro-Hugos

  • Romance - Ray Bradbury, Fahrenheit 451.
  • Novela - James Blish, A Case of Conscience.
  • Noveleta - James Blish, Earthman, Come Home.
  • Conto - Arthur C. Clarke, The Nine Billion Names of God.
  • Livro relacionado - Wernher von Braun, Fred L. Whipple e Willy Ley, Conquest of the Moon.
  • Editor profissional - John W. Campbell, Jr.
  • Artista profissional - Chesley Bonestell.
  • Trabalho dramático (curto) - The War of the Worlds.
  • Fanzine - Slant.
  • Escritor-fã - Bob Tucker.

Para quem não sabe, os retro-Hugos são prémios atribuídos com 50, 75 ou 100 anos de atraso para premiar trabalhos que seriam elegíveis ao Hugo se este prémio já existisse. Os deste ano premiaram trabalhos saídos a público em 1953.

sexta-feira, setembro 03, 2004

Em Espanha, são os Ignotus

Em Espanha, os prémios anuais chamam-se Ignotus, e também tiveram há dias a lista de nomeados divulgada. Sem mais delongas, ela é a seguinte:

Melhor romance

  • El país del pasado, por Gabriel Bermúdez Castillo (Ediciones B)
  • La dama número 13, por José Carlos Somoza (Mondadori)
  • La espada de fuego, por Javier Negrete (Minotauro)
  • Las fuentes perdidas, por José Antonio Cotrina (La Factoría de Ideas)
  • Peregrinos de Marte, por José António Suárez (Juan José Aroz)

Melhor Novela

  • Cuando las estrellas brillen de nuevo, por José Carlos Canalda (in Alfa Eridani 4)
  • Escamas de cristal, por Pablo Villaseñor Muñoz (in Premio UPC 2002, Ediciones B)
  • Imperio, por Ramõn Muñoz (in Artifex Segunda Época 10)
  • La ruta a trascendencia, por Alejandro Alonso (in Premio UPC 2002, Ediciones B)
  • Ñ, por David Solano (in Artifex Segunda Época)

Melhor conto

  • Deshacer el mundo, por Joaquín Revuelta, (in Artifex Segunda Época 10)
  • El oro del caudillo, por José Antonio del Valle, (in Artifex Segunda Época 9)
  • La hora de la verdad, por Santiago Eximeno, (in Artifex Segunda Época 9)
  • Negras águilas, por Eduardo Vaquerizo, (in Artifex Segunda Época 9)
  • Quién guardará la puerta, por José Antonio del Valle, (in Artifex Segunda Época 10)

Melhor Antologia (e colectânea)

  • II Antología de relatos "El Molocotón Mecánico", vários (AJEC)
  • Cronopaisajes, vários (Ediciones B)
  • Estación espacial internacional, vários (Espiral CF)
  • La espada del destino, por Andrzej Sapkowski (Bibliópolis Fantástica)
  • Prémios UPC 2002, vários (Ediciones B)

Melhor livro de ensaio

  • De lo fantástico a lo real, por José Manuel Serrano Cueto, (Nivola Libros y Ediciones S.L.)
  • Diccionario de la ciencia en el cine
  • El día del niño, vários, (Valdemar)
  • Guía de la ciencia ficción y la fantasía en España, por Oscar Cuevas e José Miguel Pallarés, (Equipo Sirius)
  • Hammer, la casa del terror, por Juan Corral Tena Calamar, (Edición y Diseño, S.L.)

Melhor artigo

  • Cuando soplan los vientos del cambio, por Cristóbal Pérez-Castejón (in Bibliópolis. Crítica en la red)
  • Roy Batty entre Joseph K. y Gregorio Samsa, por Joaquín Moreno Álamo (in Stalker 19)
  • ¿Un mundo feliz?, por Cristóbal Pérez-Castejón (in Galaxia 2)

Melhor ilustração

  • Capa de Chicas Muertas, por Juan Miguel Aguilera (Gigamesh)
  • Capa de Declara, por Enrique Corominas (Gigamesh)
  • Capa de En alas de la canción, por Manuel de los Galanes e Roberto Uriel (Bibliópolis Fantástica)
  • Capa de Estación espacial internacional, por Koldo Campo (Espiral CF)
  • Capa de Peregrinos de Marte, por Koldo Campo (Espiral CF)

Melhor produção audiovisual

  • Anuncio Estrella Damm 2003 "1876", por Fran Torres/Álamo Films TV
  • El corazón delator, por Salfonso S. Suárez (curta-metragem)
  • Utopía, por Maria Ripoll/Alquimia/Fidélité (longa-metragem)

Melhor BD

  • Avatar, por Juan Miguel Aguilera e Rafael Fonteriz (Dolmen Editorial)

Melhor obra poética

  • Acertijos en las tinieblas, por Narciso Lara Márquez (in Valis 14)
  • A los héroes del Columbia, por Manuel Castellanos (in Valis 14)
  • Apocalipsis relativo, por Alfredo Álamo (in Alfa Eridani 6)
  • Despertar, por Ekaitz Ortega (in Valis 14)
  • De un hombre púkel a una doncella rohir, por Josu Gómez (Sociedad Tolkien Española)

Melhor revista

  • Artifex Segunda Época (Bibliópolis)
  • Galaxia (Equipo Sirius)
  • Gigamesh (Ediciones Gigamesh)
  • Solaris (La Factoría de Ideas)

Melhor romance estrangeiro

  • Choque de reyes, por George R. R. Martin (Gigamesh)
  • En alas de la canción, por Thomas M. Disch (Bibliópolis Fantástica)
  • Los hechos de la vida, por Graham Joyce (La Factoría de Ideas)
  • Tránsito, por Connie Willis (Ediciones B)

Melhor conto estrangeiro

  • El dragón de hielo, por George R.R. Martin (in Gigamesh 34)
  • El pueblo del precipicio, por Ian Watson (in Galaxia 1)
  • La última de las formas-O, por James Van Pelt (in Asimov CF 3)
  • Sepultura, por Valerio Evangelisti (in Gigamesh 35)

Melhor site


E em Portugal?

Ah, pois... em Portugal...